Total de visualizações de página

Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2011

Pastoral da Saúde e a Saúde Pública no Brasil

Segundo o Padre Alexandre *, o ano de 2011 será fundamental para a Pastoral da Saúde, na dimensão político-institucional, pois é o ano que antecede a Campanha da Fraternidade de 2012, que terá o tema Fraternidade e Saúde Pública e o Lema: Que a saúde se difunda sobre a terra (cf. Eclo 38,8).
A CF convidará toda a Igreja Católica no Brasil, demais cristãos, homens e mulheres de boa vontade, autoridades públicas e a sociedade como um todo a refletirem sobre a situação da Saúde Pública no Brasil e, com isso, levantar concretamente os problemas existentes e apontar possíveis caminhos de soluções para melhorar a saúde do povo brasileiro, que infelizmente anda na UTI.
O tema dessa CF foi proposto pela Coordenação Nacional da Pastoral da Saúde, que teve o apoio de milhares de brasileiros, sensibilizados e motivados pela militância dos agentes de pastoral da saúde, que assinaram um baixo-assinado que foi divulgado entre a CNBB para que os Bispos brasileiros voltassem seu olhar para a situação da saúde pública em nosso país. Por unanimidade, os bispos do CONSEP (Conselho Episcopal Pastoral, “órgão executivo das decisões pastorais da Assembléia Geral do Conselho Permanente e, como tal, promove e coordena a Pastoral Orgânica, em âmbito nacional”) atenderam esse clamor e aprovaram o tema da CF de 2012, Saúde Pública. Agora todos (Igreja e Sociedade) terão oportunidade de refletir profundamente sobre a saúde no Brasil e exigir as mudanças necessárias para melhorar o SUS.
O ICAPS e a Coordenação Nacional da Pastoral da Saúde estão profundamente envolvidos com a preparação dessa CF e desejam que todos os agentes de pastoral da saúde se envolvam nessa luta por uma saúde pública de melhor qualidade, mais ampla, eficaz, equitativa, universal e com respeito à dignidade que o brasileiro tem e precisa ser promovida.

*Pe.Alexandre Andrade Martins – Diretor do ICAPS – Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde.

Um comentário:

  1. Os agentes das pastorais da Saúde e AIDS na diocese de Campina Grande agradecem ao Pe. Alexandre Andrade Martins pelo texto contendo informações e esclarecimentos sobre a CF do próximo ano.Que isto seja uma motivação a mais para continuarmos a trabalhar em prol de nossos irmaõs enfermos, mas também alertar a sociedade da importancia de fortalecer o SUS.
    Socorro Nóbrega.

    ResponderExcluir